sexta-feira

Focalizando a decisão de emagrecer

Por Mônica Veras (Psicanalista)

A partir do momento que eu decido por uma atitude, no caso -EMAGRECER- eu e somente eu sou responsável pela manutenção dessa decisão! EU PRECISO FOCALIZAR ESSA DECISÃO.

O QUE É UM FOCO?
Podemos ilustrar com o seguinte exemplo:
A capacidade de focalização pode ser verificada na luz. A luz difusa tem o impacto e energia reduzidos, mas você pode concentra-la ao focaliza-la Com uma lente de aumento, os raios de sol podem ser direcionados, a fim de atear fogo a grama ou a um pedaço de papel. Quando a luz é ainda concentrada, como em um raio laser, ela pode cortar o aço!



Não há nada tão potente como uma vida direcionada, que é vivida com atitudes objetivas na direção de um foco. Não podemos terceirizar para algo ou alguém a manutenção do nosso FOCO. Queremos emagrecer e necessitamos manter essa decisão.

Para manter a DECISÃO de emagrecer precisamos ficar atentos a alguns pontos:
1. Quando e que surge 0 desejo de comer algo fora da dieta.
2. Identificar a causa dos sentimentos de angústia
3. Observar: FOME de boca, FOME psíquica e FOME de estômago
4. Desviar o pensamento da busca do OBJETO- comida.
Caso contrário, será mais um sonho não realizado, mais um desejo não satisfeito!

Observar os sentimentos que antecedem 0 "surto compulsivo"; ficar atento as sensações ocasionadas pelo "alimento-gatilho". Essas sensações são mais fortes e preenchem o vazio? O vazio fica maior e é acrescentado a sentimentos de arrependimento?

A decisão de emagrecer deve ser RENOVADA a cada dia fará um contrato por 24 horas! Passar apenas 24 horas sem comer alimentos fora da dieta! Renovar o contrato no dia seguinte. Parabenizar a si mesmo a cada dia de vitoria! Um dia sem comer o que não deve é um dia a menos para chegar no objetivo.

Trocar a satisfação imediata oferecida pelo alimento inadequado por um sentimento pleno de autodomínio!!! Isso confere indiscutivelmente ao Sujeito muito mais prazer! Ampliar a forma do EGO e fazer crescer o sujeito face ao objeto que tem finalidade nutricional e não de sentido para a vida! Buscar o sentido para a vida em outras direções!

Focalizar a DECISÃO DE EMAGRECER e concentrar energia psíquica numa só direção! NADA NEM NINGUÉM PODERÁ DISPERSAR 0 FOCO DA MINHA DECISAO!

ALGUMAS QUESTOES PARA REFLEXÃO:
1. Como eu estou me sentindo frente a minha decisão de emagrecer?
2. Consigo focalizar o meu objetivo?
3. Tenho receio de não conseguir resistir a situações, eventos, datas comemorativas onde a com ida estará no centro?
4. O meu foco esta firmado?

OUTRAS QUESTÕES
1. Lembrando da metáfora: o meu foco é "Iuz difusa" ou é um" raio laser" que" corta o aço "em situações que me levariam a sair da dieta e romper com minha decisão?
2. Consigo controlar a minha relação com a com ida ou ela ainda me controla?
3. Sinto-me "sujeito", dono da situação na relação com a com ida ou ela ainda ter o poder de me submeter?

O prazer de comer envolve a satisfação no ato de degustar. Comer compulsivamente não é prazer e sim um gozo mórbido com algo que nos leva a pagar um alto preço: Um corpo disforme, pouco atraente e com a saúde comprometida! Isso e o desprazer dentro do prazer! Manter o FOCO DA DECISÃO e poder transformar e resignificar uma história!

4 comentários:

  1. A M E I o post!!!
    Quando será que teremos um centro clínico desses aqui em Brasília?!
    Enqto n chega aqui, vou curtindo seu blg!
    Obrigada pelas dicas!
    Bjs

    ResponderExcluir
  2. Simone, acompanhe também outras notícias sobre Máximo Ravenna no site www.maximoravenna.com.br e no twitter @maximoravenna

    Abrs

    ResponderExcluir
  3. Estou maravilhada com esse programa de emagrecimento criada por Dr Ravenna e trazido por sorte minha que sou baiana, para minha terra!Que felicidade! Enfim vou emagrecer de maneira correta e saudável. Estou a apenas uma semana e já eliminei 2kg e estou feliz!Bjos

    ResponderExcluir
  4. Como se da o tratamento para quem nao mora em cidades filiais?

    ResponderExcluir