segunda-feira

Auto-estima: emagrecer pra ver

Como a perda de alguns ou muitos quilos pode gerar a conquista de uma auto-imagem melhor e mais confiante


A sociedade valoriza o peso magro, 95% das pessoas que buscam o emagrecimento querem conquistar uma auto-estima mais confiante. A auto estima é um mecanismo que permite que a pessoa se mantenha magra. Mesmo não sendo um mecanismo racional direto, funciona como uma troca. Por exemplo, uma mulher sabe que se ela deixar de comer aquele brigadeiro ou exagerar no jantar, ela vai ficar muito mais bonita naquele biquíni branco de lacinho na praia, no final de semana. Então ela consegue não comer alimentos mais calóricos e adotar uma dieta mais restritiva para poder ver esse resultado.

São adotados critérios de saúde para programas de emagrecimento, a grosso modo é feita uma circunferência abdominal, é verificado o risco cárdio metabólico (infarto-derrame-diabetes) e o cálculo do IMC. Mulheres jovens, ocidentais, têm mais tendência a buscar um emagrecimento acima do necessário. Há situações médicas com risco de vida iminente (bulimia, anorexia, transtornos psíquicos, alimentares).

Perder peso é uma questão médica e psicológica. É feito uma triagem, com conversas específicas para identificar casos de transtornos e é importante verificar os mecanismos de segurança para um emagrecimento saudável.

Nenhum comentário:

Postar um comentário